Os tablets e telefones celulares foram recentemente chamados de “babá inteligente”, porque é a ferramenta utilizada por muitos pais para distrair seus filhos.
Ver um pequenino brincando com o celular da mãe e vê-lo se acalmar quando lhe entregam, pode não significar nada, mas para psicólogos e especialistas esse é um sinal de alerta.
As crianças precisam da atenção dos pais
Nestes tempos em que novas tecnologias surpreendem a cada dia, podemos esquecer de que os seres humanos ainda precisam seguir os processos necessários para o desenvolvimento saudável.
E como parte desse desenvolvimento natural , os pais devem passar tempo com seus filhos. Nenhum dispositivo eletrônico pode suprir as necessidades de atenção que pai e mãe podem dar aos filhos em qualquer idade.
Eles precisam de tempo para brincar
Toda criança precisa se movimentar para manter a saúde; e as crianças em desenvolvimento precisam, em especial, de brincadeiras ao ar livre.Um tablet ou telefone celular nunca poderá proporcionar essa experiência de vida.
Um pequeno aprende a lidar com a frustração e desenvolver tolerância
Por mais que nos recusemos a aceitar, precisamos entender que a tolerância é desenvolvida como um músculo e a frustração é superada à medida que tentamos repetidamente alcançá-la.
Nossos níveis de paciência vão aumentando à medida que enfrentamos tudo aquilo que é desafiador. São virtudes alcançadas ao enfrentarmos um desafio após o outro.E um dispositivo tecnológico não é o melhor caminho para alcançá-las.
Satisfação e gratificação instantâneas não contribuem para que ocorra o amadurecimento
Nos últimos quinze ou vinte anos, a vida mudou tão rapidamente, que nos pegou de surpresa de várias maneiras. Começamos a viver de maneira muito rápida em todos os sentidos.
As crianças buscam reconhecimento imediato por “mover o dedo”. Portanto espera e esforço prolongado para alcançar algo ou atingir uma meta são idéias do passado, resultando em espíritos fracos e sem força de vontade.
Os dispositivos eletrônicos fascinam, mas não lhes ensinam o autocontrole
Observe uma criança pequena,quando estiver fazendo birra. Nada parece ser capaz de dar um fim naquele drama. Então, a mãe lhe dá o celular. A criança fica em silêncio imediatamente e se perde com aquilo que vê. Mas o dispositivo é tirado da sua mão e em segundos a criança começa a chorar.
Os dispositivos acalmam as crianças enquanto os usam, mas em nenhum momento eles contribuem para que elas aprendam a dominar a si mesmas.
Comments