Ainda não se sabe o tempo que os estudantes vão passar em casa por causa do coronavírus, mas uma coisa é certa: eles vão precisar bastante do apoio dos responsáveis para entenderem o que está acontecendo e para conseguirem criar rotina e autonomia para os estudos.
Monique Montenegro, doutora em educação, diz que assim como os adultos devem manter uma rotina de trabalho, é importante que os pais organizem os dias que as crianças vão passar em casa.
Montenegro analisa que manter essa rotina é fundamental para seguir o desenvolvimento de aprendizagem iniciado na escola, para ajudar os pais que estão perdidos com os filhos em casa, para manter na memória os conhecimentos que estavam aprendendo na escola e para dar continuidade ao processo de aprendizagem iniciado.
A educadora indica as seguintes medidas para os pais:
Marquem um horário para o estudo, façam a agenda da semana
Escolha, se possível, um espaço da casa mais tranquilo
Para os maiores: eles têm autonomia para seguirem os estudos sozinhos
Para os mais novos: esteja próximo
A pedagoga também reforça que o tempo com a família é muito importante.
Felippe Zancarli, coordenador de tecnologia educacional em uma escola de São Paulo, afirma que os pais devem assumir uma função que normalmente é do professor em sala de aula, que é ajudar os alunos em relação a disciplina e a organização.
A pedagoga Marizane Piergentile afirma que agora é o momento que os pais e responsáveis devem estar mais perto dos seus filhos trabalhando o diálogo e a responsabilidade social.
Fonte:G1
Comments