A multinacional Huawei trouxe para o Brasil a primeira plataforma de alfabetização para crianças com deficiência auditiva e surdas. O acesso é feito a partir do aplicativo StorySign. A tecnologia foi criada em 2018 e utiliza inteligência artificial e realidade aumentada para ajudar crianças a aprender a ler.
O download é gratuito e está disponível em todas as lojas de aplicativo. No StorySign, os textos de livros físicos previamente selecionados de língua portuguesa são instantaneamente traduzidos para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
Ao baixar o aplicativo, basta selecionar o idioma da linguagem de sinais desejada. Após posicionar a câmera do smartphone ou tablet perto do livro, uma intérprete virtual traduz o texto em Libras enquanto a criança acompanha a leitura.
O projeto surgiu na Huawei Europa há quase dois anos. O acervo conta com 91 livros de 15 línguas de sinais. Até o momento, somente dois livros infantis brasileiros foram traduzidos para Libras e são compatíveis com o aplicativo. O primeiro é Gildo, de Silvana Rando, e o outro é A festa encantada, de Sonia Junqueira.
Além da multinacional, também participaram do desenvolvimento inicial do aplicativo instituições e entidades como a União Europeia de Surdos, a Associação Britânica de Surdos, a Penguin Books e a Aardman Animations.
Um parceiro no Brasil foi a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis). Agora, a Huawei, com a Feneis, pretende difundir o uso do aplicativo para o maior número de crianças possível.
Fonte:Correio Braziliense
Comments