A chegada abrupta da quarentena à realidade das pessoas mudou a rotina de muitas famílias. No entanto, infelizmente, as mulheres continuam sobrecarregadas com tarefas domésticas e cuidado com os filhos. É o que apontam alguns estudos norte-americanos. Um deles mostrou que 78% das mães são as principais responsáveis por auxiliar seu filhos com a maioria das tarefas relacionadas com aulas a distância.
A pesquisa contou com a participação de 1.500 pais e apontou que a maior parte da carga de gerenciamento do ensino a distância de crianças recai nas mães. Além disso, 73% das mães solo afirmaram que dividir o cuidado com os filhos com outras tarefas é muito difícil.
Realizado pela Universidade Estadual Ball, um estudo também apontou que apenas 25% das mães relataram que seus parceiros começaram a ajudar nas tarefas domésticas e 34% nos cuidados com as crianças.
Porém, na avaliação dos pais, esse número é um pouco maior, 42% deles relataram que estão mais envolvidos com as tarefas doméstica e 45% estão participando mais do cuidado com os filhos pequenos.
No final de abril,foram entrevistados 1.060 pais dos EUA . O intuito era examinar como as divisões do trabalho doméstico e do cuidado com as crianças podem ter mudado desde 11 de março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o COVID-19 como uma pandemia.
Os pesquisadores analisaram mudanças nas tarefas domésticas de rotina e cuidado com os filhos . Entre as tarefas domésticas estavam cozinhar, lavar a louça, limpar a casa, lavar roupas e fazer compras. Muitas mães relataram que estão gastando mais tempo para preparar as refeições e limpar a casa. No entanto, apesar de ser um momento difícil, de muitas mudanças, tanto mães, quanto pais apontaram que estão brincando e conversando mais com os filhos
Fonte:Crescer
Comentários